
A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absloar) afirma que Ceará ultrapassou 63 mil conexões de geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos.
A região possui 696,4 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
A potência instalada de geração própria de energia solar no Ceará coloca o estado na décima primeira posição do ranking nacional da agência.
Atualmente, são mais de 79,4 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e confiabilidade elétrica.
“O Ceará é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar. A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta Jonas Becker, coordenador estadual da Absolar no Ceará.
Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Ceará a atração de R$ 5 bilhões em investimentos, geração de mais de 19,9 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 952 milhões aos cofres públicos.