Search
Search
Close this search box.

Ceará negocia instalação de fábrica de automóveis com chinesa Great Wall

Ceará negocia fábrica de automóveis com chinesa Great Wall. Foto: reprodução.

Ronnald Casemiro
focus@focus.jor.br

O Ceará poderá receber uma fábrica de automóveis da montadora chinesa Great Wall Motors, empresa que busca se instalar no Brasil e agora tem a estrutura do Estado como opção concreta.

Em junho, o secretário de Relações Internacionais do Estado, Cesar Augusto Ribeiro, visitou instalações da empresa, na China, e apresentou os diferenciais do Ceará e a estrutura de Zona de Processamento de Exportação (ZPE).

“Apresentamos o Ceará, com a sua estrutura de Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e os diferenciais do Estado para receber investimentos internacionais como uma opção no país. É uma estrutura fantástica de muita inovação e tecnologia que agregaria bastante ao Estado”, afirmou o Cesar Augusto.

O secretário ressaltou, ainda, o fato de a Great Wall ser uma grande produtora de veículos elétricos. Para ele, se trata de “uma inovação iminente para o futuro da mobilidade urbana”.

Essa é apenas uma etapa de uma negociação complexa e que deve ter muitos outros capítulos. A Great Wall, que é a maior fabricante privada de automóveis na China, sonda o mercado brasileiro há mais de uma década e chegou, inclusive, a sondar a compra da fábrica da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (São Paulo).

A Great Wall atualmente não vende veículos no Brasil, apesar de já ter feito isso. Em 2009, a empresa chegou a ter uma importadora no país, a Alexandro Motors, de Brasília, e até vendeu alguns automóveis, como o Hover, um SUV médio com motor 2.4 de origem Mitsubishi ofertado por R$ 69.000 à época.

Em 2013, executivos da montadora visitaram diversas cidades no Brasil, como Joinville, Salvador, Ribeirão Preto e Guarulhos, e até chegaram a anunciar oficialmente a instalação de uma fábrica, mas os planos, novamente, não se concretizaram.

A empresa não opera no Brasil, mas atua fortemente na América do Sul por meio de importadores, e tem no continente um importante mercado: no Chile, está seu sexto maior volume de vendas, com 2.435 emplacamentos, em 2020.

Nos últimos dias, a empresa tem feito postagens subliminares em sua conta de Instagram para o Brasil. As imagens mostram a “Poer” ou simplesmente “Série P“, uma picape média que chegaria ao Brasil para disputar vendas com a Toyota Hilux. O veículo já está, inclusive, registrado no Brasil. Outro carro da montadora que deverá ser lançado no Brasil é o SUV premium Haval H6.

Com um ousado projeto de globalização, a Great Wall enxerga no Brasil um importante mercado para o futuro. A instalação de uma fábrica é um projeto que pode levar até mais uma década para ser concretizado, mas o próprio CEO da montadora deixa claro que o momento é de “acelerar a expansão”, que, segundo ele, pautada em muito mais do que mecânica.

Mais notícias