
Lorena Macedo
focus@focus.jor.br
O Governo do Ceará participou, nesta semana, de uma missão empresarial e governamental em Portugal. O evento inclui palestras, visitas técnicas e agendamento de encontros entre os participantes brasileiros e portugueses com o objetivo de ampliar relacionamentos. O evento deu início no último dia 30 e terminou nesta sexta-feira, 3.
O titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, afirmou que as reuniões podem “estreitar as relações com estado do Ceará”. Ele ainda ressaltou que o encontro teve foco nas energias renováveis, no turismo, economia do mar, agronegócio e indústria têxtil. “Saio daqui convicto que as relações entre o Ceará e Portugal podem alavancar muitos investimentos para o futuro do Estado”, acrescenta Maia.
A secretária executiva da Indústria, Roseane Medeiros, também esteve na comitiva e afirma que o encontro foi bastante “rico”, principalmente na área de relacionamentos. Ela afirma que Portugal está bastante avançado no setor de têxtil e acredita que a missão pode ajudar a crescer a economia do Ceará. “A nossa expectativa é os projetos avancem rapidamente e que possamos voltar a Portugal para dar continuidade ao projeto”, finaliza.
O secretário de Inovação da Sedet, Júlio Cavalcante, destacou a importância da relação com o país lusitano e acredita que as propostas são “bem alinhadas como as que estão sendo construídas” no Ceará, referindo-se ao hub de energias renováveis.