Caixa Cultural Fortaleza apresenta exposição fotográfica Olho de Peixe

Foto de Claudemi Santos. Foto: Divulgação

A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, a partir de 22 de setembro, a exposição fotográfica Olho de Peixe, que reúne visões variadas pela ótica criativa de 40 fotógrafos cearenses, sob curadoria de Ademar Assaoka. A mostra, que tem entrada gratuita, é uma experiência coletiva onde as mais de 80 imagens retratam sentimentos evidenciados no trabalho de cada fotógrafo.

No dia da abertura, às 19h, Assaoka e fotógrafos participantes estarão presentes para uma visita guiada, com momento para troca de ideias e experiências sobre a mostra e a revista “Olho de Peixe”, que em 2023 celebra 11 anos de fundação. Durante todo o período de visitação, a mostra contará com recursos de acessibilidade contendo audiodescrição de todas as fotografias, piso tátil e mapa tátil para garantir a inclusão de pessoas que possuam algum tipo de limitação visual.

As fotografias selecionadas trazem os mais diversos cenários, desde paisagens do cotidiano, como ruas, praias, casas e mercados até os mais sutis movimentos do corpo humano e de objetos, capturados pelo “olhar de peixe” dos fotógrafos, sendo um convite aos visitantes para explorar a imaginação, desde a forma de captura até a edição.

Para o curador Assaoka, a mostra em cartaz na CAIXA Cultural Fortaleza contempla os diferentes processos de edição da fotografia, desde o ensaio até a edição. Para ele, entender esse processo permite perceber como as fotos conversam e interagem umas com as outras. Ademar Assaoka é diretor de arte, especialista em curadoria de exposições fotográficas.

Fotógrafos participantes:

Alex Hermes, Andrezza Sampaio, Arthur Fonseca, Beto Skeff, Bia Medeiros, Felipe Almeida, Claudemi Santos, Dário Gabriel, Davi Lázaro, Davi Pinheiro, Lene Freitas, Fernanda Oliveira, Leonardo Dias Fernando Jorge, Michele Correia, Tony Ferreira, Neiva Cardins, Igor de Melo, João Amaral, Galba Sandras, Leonardo Dias, Juliana Oliveira, Kleiton Evangelista, Leandro Castro, Leo Henriques, Luiz Alves, Alunos da Instituição Tapera das Artes, Marcelo Melo, Goretti Feitosa, Natasha Mota, Priscilla Smiths, Rafael Moreira, Régis Amora, Ricardo Rios, Rodrigo Patrocínio, Rosana Chaves, Sândalo Costa, Sara Parente, Semmada Arrais, Suelena Moreira, Sol Coelho e Vanessa Andion

Serviço

[Artes Visuais] Exposição Olho de Peixe

Local: Caixa Cultural Fortaleza – Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema

Visitação: 22 de setembro a 19 de novembro de 2023

Horários: de terça a sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 19h.

Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Acesso a pessoas com deficiência
Informações: (85) 3453-2770 / Site da Caixa Cultural

Mais notícias