Cagece rebate Prefeitura de Fortaleza e afirma que esgoto na Praia de Iracema vem de estabelecimentos privados

Esgoto. Foto: Freepik
Esgoto. Foto: Freepik

O presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, apresentou um relatório técnico que analisa os pontos indicados pela Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) de Fortaleza, como possíveis ligações irregulares na rede de esgoto. A inspeção foi realizada de 06 a 17 de novembro pela Cagece e Ambiental Ceará.

Constatou-se que dos 22 pontos mencionados no relatório, apenas um é de responsabilidade da companhia, tratando-se de um rompimento de tubulação de água, que já foi resolvida pelas equipes técnicas. A Cagece acrescenta que não foi encontrado nenhum lançamento de esgoto na rede de drenagem da prefeitura advinda de ligação realizada pela companhia.

Apesar das 21 ocorrências não se tratarem de ligações realizadas pela Cagece, foi feita a retirada de tubulações antigas, desativadas e com vida útil comprometida; a supressão das ligações irregulares encontradas (realizadas por particulares) e o remanejamento das tubulações que estavam interceptando a rede de drenagem, mesmo quando não havia lançamento de esgoto à referida rede.

Em outros 10 pontos apresentados no relatório, foi possível constatar que se tratavam de lançamentos de águas pluviais, de piscinas ou de aparelhos de ar condicionado de estabelecimentos privados, sem qualquer relação com a Cagece.

De acordo Neuri, alguns pontos apresentados no relatório da Seuma estão com localização imprecisa, o que “dificultou a realização da inspeção e resposta mais célere para os questionamentos apresentados”.

Queda de braço

A Cagece e o prefeito José Sarto protagonizaram uma verdadeira queda de braço após surgir a poluição na Beira Mar.

Em vídeo, o gestor culpou a companhia e chegou a falar em “irregularidades feitas pela Cagece”.

A empresa, por sua vez, devolveu fogo: “São falsas as informações publicadas pelo prefeito José Sarto. A Cagece esclarece que não há nenhuma irregularidade nos sistemas de esgotamento sanitário da região da Beira Mar”, disse no começo de novembro.

Cagece rebate Sarto, diz que informações são “falsas” sobre poluição e lixo na Beira Mar: “nenhuma irregularidade”

Vídeo: Sarto culpa “irregularidades feitas pela Cagece” após mancha de sujeira na PI

Mais notícias