
Equipe Focus
focus@focus.jor.br
Preocupado com uma possível greve de caminhoneiros, o presidente da República Jair Bolsonaro disse, nesta quarta-feira, 27, que está disposto a zerar os impostos federais para reduzir o preço do diesel, cobrou redução nas alíquotas de ICMS pelos governos estaduais e fez um apelo à categoria.
O presidente falou com a imprensa após audiência com o ministro da Economia e justificou a dificuldade de baixar os impostos sobre o combustível. “Para cada centavo do preço do diesel que queremos reduzir, no caso do PIS/Cofins, equivale buscarmos de algum outro local R$ 800 milhões”, disse.
“Estamos buscando uma maneira de não ter mais este reajuste. Os impostos federais, eu sempre disse, eu estou pronto para zerar, a gente vai para o sacrifício, mas gostaria que o ICMS acompanhasse. Eu não interfiro na Petrobras, deixar bem claro. Petrobras continua com a sua política de preços. Agora, nós temos atualmente [que reduzir] 0,33 centavos”, afirmou Bolsonaro.
Quando perguntado sobre a possibilidade de greve dos caminhoneiros, Bolsonaro fez um apelo à categoria para que não haja paralisação. “Reconhecemos o valor dos caminhoneiros para a economia do Brasil, apelamos para que eles não façam greve porque todos nós vamos perder”, disse. “[Vai] causar um transtorno, estamos vivendo época de pandemia.”