
O Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal (CEF) realizaram, nos dias 30 e 31 de agosto, a primeira transferência de recursos entre bancos públicos por meio do Drex, o Real digital
A transação envolveu a transferência de reservas bancárias dos bancos no ambiente de testes do BC.
Primeiro, foram transferidos valores da carteira do BB para a Caixa. Em seguida, retornaram para a carteira do BB.
A nova moeda está em fase de testes, em um projeto piloto estruturado pelo Banco Central (BC) incluindo a participação dos dois bancos.
Como vai funcionar uma transação com o Drex?
Citando a compra e venda de um carro, por exemplo, muitas vezes há um receio do vendedor de passar a propriedade do veículo sem receber o dinheiro antes e de o comprador pagar antes de ter a propriedade. Não importa quem vai fazer o primeiro movimento, pois o contrato só será concluído quando as duas coisas acontecerem. Assim, dinheiro e a propriedade serão transferidos de forma simultânea. Se uma das partes falhar, o montante pago e o carro voltam para seus respectivos donos. O Drex também poderá ser usado na compra de imóveis. Além disso, no futuro, poderão ser pagos benefícios sociais com a moeda digital.
Com informações do Banco Central