
Gabriel Amora
focus@focus.jor.br
O engenheiro Hugo Santana Figueiredo, que irá assumir como o novo presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, disse ao Focus que no momento prefere falar pela “pela CIPP e sobre a CIPP quando assumir a presidência”.
“Por enquanto, ainda estou na Cegás”, ressaltou o engenheiro. “Enquanto isso, faremos reuniões de transição com a gestão atual da CIPP”, completou.
Aprovação
A aprovação do nome para ser o novo presidente da companhia ocorreu na manhã de hoje, terça-feira, 29, em assembleia geral. Por dias, o comando da estatal foi alvo de especulações. Ele irá substituir Danilo Serpa, indicado pelo ex-governador e atual senador Cid Gomes.
Além de Figueiredo, foram aprovados os nomes de Rebeca Oliveira e Fábio Grandchamp para vice-presidente de Finanças e vice-presidente de Operações, respectivamente.
Ele é formalmente uma indicação da governadora Izolda Cela (sem partido), mas que foi definida após diálogo com o governador eleito Elmano de Freitas (PT). O mercado político entende que o novo presidente do CIPP é da cota pessoal do ex-governador e senador eleito Camilo Santana (PT).
O engenheiro ocupa a Presidência da Companhia de Gás do Ceará (Cegas) e também foi secretário de Planejamento logo no início do governo Camilo. Além disso, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), doutor em Economia, mestre em Administração de Empresas pelo Rensselaer Polytechnic Institute (EUA) e graduado em Engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).