Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

AO VIVO: Assembléia discute PEC contra anistia para PMs amotinados

Plenário da Assembleia. Foto: Divulgação Assembleia Legislativa.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Com a presença de 35 dos 46 deputados estaduais, foi aberta às 9h de hoje, 29, a sessão plenária extraordinária na Assembleia Legislativa para dar início à tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que proíbe anistia a militares amotinados. O projeto foi encaminhado ontem, 28, pelo governador Camilo Santana (PT).

O plenário aprovou pedido de urgência para a votação da PEC  por 34 votos a 3. Apenas os deputados André Fernandes (PSL), Soldado Noélio (PROS) e Vitor Valim (PROS) votaram contra o regime de urgência. Após aprovação tramitação da PEC continua nas comissões da casa.

A expectativa é que a matéria tramite nas comissões neste sábado e seja votada no domingo, 1. Para que seja aprovada a PEC necessita ser apreciada em dois turnos com maioria qualificada dos votos, ou seja, dois terços.

O deputado estadual Leonardo Araújo (MDB) defendeu votação da PEC em regime de urgência, disse que a Assembleia Legislativa não está agindo em defesa de um governo ou de um governador, mas sim da população cearense que está refém da violência.

Em seu discurso o deputado estadual Vitor Valim declarou posicionar-se contra a votação da PEC durante esse final de semana em regime de urgência.

Segundo o deputado, a matéria não deve ser votada agora tendo em vista que as negociações com os PMs amotinados ainda não foram concluídas.

O deputado também ressaltou que “excessos foram cometidos pelos dois lados”, referindo-se ao uso de uma retroescavadeira, por parte do senador licenciado Cid Gomes, para quebrar um bloqueio feito por policiais no 3º Batalhão da Polícia Militar de Sobral.

Acompanhe ao vivo :

Mais notícias