Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Ao lado de Bolsonaro, Fux ataca negacionismo e diz que ‘racionalidade vencerá obscurantismo’

O Ministro Luiz Fux e o presidente Jair Bolsonaro, durante a sessão de Abertura do Ano Judiciário. Foto: Marcos Corrêa/PR.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Aconteceu, nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, a sessão de abertura do ano judiciário no Supremo Tribunal Federal (STF). O evento, que contou com a presença do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), teve um discurso duro do ministro Luiz Fux, presidente da Corte, que criticou o “negacionismo” e afirmou que a vacina vencerá o coronavírus e que a “racionalidade vencerá o obscurantismo”.

Fux iniciou o evento pedindo um minuto de silêncio em memória das 224 mil vítimas (até a noite de domingo, 31, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa) de Covid-19 no Brasil. Na sequência, ao lado do presidente Bolsonaro, começou o discurso afirmando: “Não tenho dúvidas de que a ciência, que agora conta com a tão almejada vacina, vencerá o vírus; a prudência vencerá a perturbação; e a racionalidade vencerá o obscurantismo.”

“Não devemos ouvir as vozes isoladas, algumas inclusive no âmbito do Poder Judiciário — confesso, fiquei estarrecido com o pronunciamento de um presidente de TJ minimizando as dores desse flagelo —, pessoas que abusam da liberdade de expressão para propagar ódio, desprezam as vítimas e desprezam de forma, através do negacionismo científico, o problema grave que vivemos. É tempo de valorizarmos as vozes ponderadas, confiantes e criativas que laboram diuturnamente, nas esferas pública e privada, para juntos vencermos essa batalha”, disse Fux.

Mais notícias