Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Alunos do curso de Costureiro apresentam coleção criativa e sustentável

Foto: Divulgação

A turma de Costureiro do Senac Aldeota concluiu o curso apresentando uma coleção baseada no conceito de upcycling – que consiste na criação de novas roupas e acessórios a partir do reaproveitamento do material de peças que seriam descartadas.

“A ideia central é transformar o produto ou material original em algo diferente e valorizado”, explica a instrutora de Moda do Senac Ceará, Sara Girão. Ela complementa: “gerando uma produção de baixo custo e sem utilização de componentes químicos”. A adoção desse conceito prolonga a vida útil da peça e evita o descarte e substituição da mesma.

Os 10 alunos e alunas criaram 10 peças tendo como base roupas usadas e sobras de tecidos, entre bolsas, saias, conjuntos, vestido e blusa. O conjunto Gen Z, por exemplo, se baseou na tendência da moda japonesa que surgiu em 1990-2000, chamada Harajuku, estilo de rua que se utiliza de diversas subculturas do leste asiático e não segue as tendências do Fast Fashion, pregando a liberdade e a auto expressão. Para construção da peça, foi utilizado um short que se transformou em minissaia; uma blusa social manga longa que virou uma regata de botões e um manguito; e de uma saia em desuso que deu lugar às polainas.

Inscrições abertas

O Senac Aldeota está realizando matrículas para os cursos de Costureiro e Modelista. As aulas devem começar em março e há turmas nos períodos da manhã e da tarde. Mais informações em https://cursos.ce.senac.br/.

Mais notícias