Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Alunos das escolas de Tempo Integral do Estado vivenciam a organização e a operação de uma empresa

Foto: DIvulgação

A Junior Achievement Ceará, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE), está realizando o Mini Mercado, iniciativa que marca o fim da disciplina eletiva “Jovem Empreendedor I”. Até o dia 30 de junho, os alunos do Ensino Médio das escolas de Tempo Integral das cidades de Quixeramobim, Crateús, Fortaleza, Quixadá, Iguatu, Jucás, Juazeiro do Norte e Mauriti estão participando do projeto que proporciona aos estudantes uma experiência prática em negócios.

Em cada escola, os participantes foram divididos em grupos e terão a oportunidade de apresentar seus produtos e comercializá-los para toda a comunidade escolar. Durante o Mini Mercado, os estudantes desenvolvem estratégias de vendas e definem preços, vivenciando uma experiência de produção e venda que servirá como pré-requisito para sua entrada na Unidade Curricular Jovem Empreendedor 2, no próximo semestre. Estão sendo oferecidos produtos como picolés, casquinhas, dindins, mousses, bolos, trufas, brigadeiros, produtos artesanais, design de unhas, bolsas, fotografia, salgados, brownies e sucos naturais.

A disciplina “Jovem Empreendedor I” é composta por módulos e o Mini Mercado encerra as atividades do quarto e último módulo, denominado “Introdução ao Mundo dos Negócios (IMN)”. Essa metodologia, desenvolvida pela JA Ceará, tem como objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprimorar habilidades empreendedoras, como: criatividade, comunicação, liderança e trabalho em equipe. Além disso, a disciplina visa promover a compreensão das oportunidades de mercado e destacar a importância de uma educação integral.

Ao longo do primeiro semestre de 2023, aproximadamente 9.200 alunos de 203 escolas em 102 municípios do Ceará receberam formação empreendedora e educação financeira. O módulo IMN fornece aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e conceitos relacionados ao mundo dos negócios e o despertar sobre a importância da operação e das responsabilidades dos negócios num sistema de livre iniciativa.

No semestre seguinte, os alunos ingressarão na disciplina “Unidade Curricular Jovem Empreendedor II”, que é uma continuação da eletiva e inclui o módulo “Miniempresa”. Nessa etapa, eles terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos práticos sobre empreendedorismo, criando um negócio voltado para o público externo e participando de atividades de exposição e venda.

Sobre a Junior Achievement
Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a Junior Achievement é uma das maiores e mais antigas instituições de educação financeira, empreendedorismo e inovação, e prática de negócios. No Brasil, onde atua há 38 anos, a organização da sociedade civil (OSC) está em todo território nacional. No Ceará, a Junior Achievement está presente há 17 anos.

O propósito da OSC, mantida pela iniciativa privada, é despertar o protagonismo nas crianças, adolescentes e adultos para inovar e empreender, estimulando o desenvolvimento pessoal nos programas e metodologias elaboradas pela JA. As ferramentas desenvolvidas inserem os participantes no contexto do mundo dos negócios, proporcionando a vivência teórica e prática do mercado de trabalho. A instituição recebeu, por três anos consecutivos, o selo de 7ª ONG mais influente do mundo pela NGO Advisor, organização independente baseada em Genebra, na Suíça, e foi indicada, pelo segundo ano consecutivo, ao Prêmio Nobel da Paz.

Mais notícias