Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Alunos cearenses de Cascavel são finalistas de programa de inovação da Samsung

Por Átila Varela
atila@focus.jor.br

Alunos cearenses de Cascavel estão entre os 10 finalistas da 9ª edição brasileira do Solve For Tomorrow, programa global de cidadania corporativa da Samsung.

Os estudantes do Ceará desenvolveram o projeto ARBOCAPS: Cápsulas Sustentáveis Biodegradáveis em combate à arboviroses. Os professora orientadora é Heloina Lopes Capistrano. O professor parceiro é Eduardo Henrique da Silva.

A equipe é formada por alunos do 1º ano da turma D da EEMTI Marconi Coelho Reis.

O programa

A maioria das equipes que estão concorrendo ao prêmio, têm em comum a temática de seus projetos: a sustentabilidade. Cinco deles são focados em iniciativas de produção sustentável, como a produção de embalagens biodegradáveis e de luvas a partir de bioplástico, por exemplo. Outras equipes finalistas criaram soluções com foco em energia eólica e economia no consumo de gás. Há, ainda, propostas voltadas ao tratamento da água, à recuperação ambiental e à área da saúde.

Conforme o cronograma da edição, as 10 equipes finalistas devem produzir um vídeo falando sobre seu projeto. Esses vídeos estarão disponíveis no site do programa no período de votação, que terá início em 8 de novembro. Além disso, entre os dias 5 de outubro a 8 de novembro, as equipes finalistas terão sessões de mentorias técnicas para apoiar a produção de modelos/protótipos antes da final, que acontece em 22 de novembro e será marcada pela cerimônia de encerramento junto ao anúncio dos vencedores.

No Brasil desde 2014, o Solve For Tomorrow já envolveu mais de 168.559 estudantes, 36.420 professores e 6.049 escolas públicas. Em sua atual edição, o programa registrou um aumento de 65% de alunos inscritos em comparação ao ano anterior. Além disso, em 2022 a iniciativa teve um crescimento de 20% no número de escolas inscritas em comparação a 2021 e obteve inscrições de todos os estados brasileiros, com destaque para São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, que tiveram maior número de projetos registrados.

Mais notícias