Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Além da UFC, terreno do Edifício São Pedro poderá receber Centro Cultural Banco do Brasil, declara Camilo

Foto: Divulgação

O ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), garantiu que já iniciou as negociações com a administração da Universidade Federal do Ceará para destinar o terreno do antigo Edifício São Pedro ao Campus Iracema.

A novidade, segundo Camilo, é que o local também abrigaria uma unidade do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

“Estive em Brasília com a presidente do Banco do Brasil e o reitor da UFC. Lá, nós começamos a discutir a possibilidade de transformar o espaço em um Centro Cultural Banco do Brasil, além de servir como um espaço universitário”, destacou Santana em entrevista ao Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares.

O Edifício São Pedro foi demolido pela Prefeitura de Fortaleza, que confirmou na época o “alto risco de desmoronamento”. O processo foi concluído em maio. Em junho, poucas semanas depois, a reitoria da UFC demonstrou interesse no local para construir um equipamento acadêmico voltado para cultura, arte e eventos.

“Este será um dos três equipamentos previstos para o Campus Iracema, que também incluirá os prédios do antigo Acquário do Ceará e do Centro de Distribuição dos Correios na Rua dos Tabajaras”, disse o reitor Custódio Almeida em entrevista coletiva realizada no início de junho.

UFC

Ao passo que os trâmites burocráticos são resolvidos, Custódio deseja que a área seja ocupada para realização de eventos e outras atividades que envolvam a UFC. “A gente tem como exemplo, a Feira das Profissões, apresentações culturais, artísticas, feiras de livros, manifestações diversas, tanto na área científica. Quando a área estiver minimamente preparada, ocupá-la no cotidiano até que o terreno seja desocupado para a edificação da obra final. Nossa ideia não é colocar tapume e deixar fechado, mas sim ocupar”, disse.

No entanto, a UFC ainda não foi notificada para assumir de pronto o terreno. “Recebemos a informação da SPU que esse encaminhamento interno foi feito para Brasília atendendo o pedido da universidade”, revelou Custódio.

Detalhamento e PPP

Para o detalhamento do prédio acadêmico, de quantos andares e salas a estrutura vai comportar, Custódio ressalta que o objetivo é transformar em um prédio que marque a arquitetura da Praia de Iracema. “Um prédio que a Praia abrace e que não destoe da arquitetura. Vamos ter cuidado nas especificações. Não descarto possibilidade de fazer parceria público-privada para a obra acontecer em um menor prazo possível”, completou.

Com relação aos recursos, o reitor explicou que não existe problemas. “A fonte de recursos aprovada pelo Congresso na Lei Orçamentária Anual (LOA) para sustentar as universidades trabalha com aquilo que a universidade já tem. Por outro lado, temos um programa de aceleração do crescimento (PAC) que contempla a iniciativa”, explicou.

Unidades do futuro campus

No espaço do antigo Acquario Ceará, a UFC deve abrigar a graduação, a pós-graduação e os laboratórios do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e instalar também o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN). O novo equipamento da Universidade terá como objetivo promover exibições permanentes e periódicas, virtuais e interativas, sobre ecossistemas do Ceará. Os espaços do CTCN apresentarão visualizações de ecossistemas marinhos, exposições de fósseis do acervo da UFC, descobertas arqueológicas e apresentações sobre astronomia.

Já o protocolo com a ECT estabelece a cooperação mútua entre a UFC e os Correios para dar início aos estudos de viabilidade técnica para transferência do espaço da empresa pública, situado na rua dos Tabajaras, que deverá ser integrado ao futuro Campus Iracema da UFC. Atualmente, ele sedia o Centro de Encomendas e Entregas (CEE) dos Correios.

Reitor da UFC topa até PPP para ocupar área do demolido São Pedro, na Praia de Iracema

Mais notícias