Alece é a única Casa Legislativa do País na COP28, em Dubai

Prédio da Alece - Foto: Bia Medeiros
Foto: Bia Medeiros

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) apresentará suas práticas exitosas na área da sustentabilidade na COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que acontece de 30 de novembro a 12 de dezembro. Representando o estado do Ceará, a Alece é a única Casa Legislativa do País a fazer parte da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

“Para nós, que fazemos a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, é um grande orgulho participar de um evento tão importante como a COP 28”, destaca o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT).

O parlamentar ressalta que a participação da Alece no evento “mostra que é possível irmos além como poder público, tomando parte numa discussão tão relevante e atual como a proteção ao meio ambiente. Somos hoje a única Casa Legislativa a participar do evento. Esperamos que nosso exemplo possa inspirar outras assembleias a ampliar o debate sobre o cuidado com o mundo que estamos deixando para as próximas gerações”, avalia.

Durante o mais importante evento internacional sobre mudanças climáticas, a Alece vai apresentar o painel “Implantação da Agenda 2030 na Assembleia Legislativa do Ceará: Promovendo a responsabilidade social por meio da educação e da adoção de critérios sustentáveis pelo poder público”, no Pavilhão Brasil.

A participação da Alece acontece no dia 2 de dezembro e contará com espaço de interlocução com o Governo do Estado e com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

As iniciativas sustentáveis da Assembleia ganharam um importante destaque e reforço desde o início de 2021, quando a atual gestão da Casa, presidida pelo deputado Evandro Leitão, solicitou a adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e criou o Comitê de Responsabilidade Social da Alece, um trabalho integrado que contribui de forma relevante com o avanço das políticas públicas de sustentabilidade no Ceará.

A Alece será representada pela primeira-dama do Legislativo estadual, Cristiane Leitão; a diretora acadêmica da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Lídia Lourinho, e Yuri Passos, engenheiro ambiental e sanitarista e técnico da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social da Casa.

“Estamos muito felizes em participar da COP 28. A Assembleia foi selecionada para apresentar todas as nossas ações exitosas em sustentabilidade e gestão ambiental e estará representando o estado do Ceará. É o Parlamento aberto levando todas essas ações para o mundo”, explica Cristiane Leitão, idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social da Casa.

Mais notícias