Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Açudes sangrando no Ceará podem ultrapassar números de 2023

Açude Caldeirões. Foto: Gov. do Ceará

A quantidade de açudes sangrando no Ceará em 2024 pode ultrapassar os números do ano passado, em que Estado atingiu 51,7% da capacidade total.

Conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 52 reservatórios do Estado atingiram 100%, e 16 estão com capacidade acima de 90%. Isso reflete em um acumulado de 49,27% da capacidade total.

De acordo com o diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares, esses 16 reservatórios podem sangrar a qualquer minuto, seja com “uma chuva maior ou menor”.

“A grande dúvida era saber se em 2024 conseguiríamos chegar ao mesmo número do ano passado. Ainda falta um mês meio para terminar a quadra chuvosa e estamos com quase metade dos açudes vertendo. Então, é possível dizer que podemos terminar este ano com uma acumulação igual a 2023, ou até acima “, diz Tércio.

O diretor também afirma que o resultado das chuvas este ano pode abastecer todo o ano de 2024, seja para uso residencial ou para o setor produtivo. Além disso, ele garante que não há previsão para uma cobrança extra ou taxa de contingência na conta de água para 2024.

 

Quarto maior açude do Ceará, Araras volta a sangrar

Açudes Poço do Barro, Carmina, Caxitoré e Edson Queiroz sangram após mais de uma década; lista sobe para 51 no Estado

 

 

 

Mais notícias