Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Abrasel: 40% bares e restaurantes no Ceará registraram lucro em janeiro

Foto: Divulgação

Pesquisa da Abrasel mostrou que 40% dos bares e restaurantes do Ceará registraram lucro em janeiro. Apesar do resultado positivo, 22% registrando prejuízo em janeiro, enquanto outros 38% tiveram estabilidade (ou seja, 0%).

De acordo com o presidente da Abrasel no Ceará, um pouco mais da metade, cerca de 56% dos estabelecimento, não estão conseguindo reajustar os preços conforme a média da inflação, que foi de 5,77% durante o período de 16 a 27 de fevereiro.

”No Ceará, apesar do endividamento e baixo retorno aos bares e restaurantes, o empreendedor contratou mais acreditando na recuperação do setor, porém com a pressão crescente das dívidas, os estabelecimentos estão atrasando o pagamento de tributos e com recente sinalização de aumento de impostos pelo Governo do Estado do Ceará, isso deve agravar ainda mais a situação de bares e restaurantes e freiar os números de contratações de mão de obra pelo resto do ano, mostrando possível cenário de recessão pelo setor que mais emprega no Brasil. É uma situação desesperadora e desestruturante do setor”, afirma Taiene Righetto, presidente da Abrasel no Ceará.

Segundo Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel Nacional, este é o item de despesa em que a falta de pagamento leva algum tempo para gerar consequências que afetam o funcionamento da empresa, mas uma hora a conta chega.

A pesquisa ainda revelou que 66% das empresas têm hoje empréstimos bancários contratados. A inadimplência é de 21% entre os que tomaram dinheiro de linhas regulares e de 13% entre os que aderiram ao Pronampe (a média do programa no Brasil é de 5,2%). Além disso, em média 10,3% do faturamento das empresas que têm empréstimos está empenhado em pagar as parcelas. Para um terço delas (33%), está acima deste patamar (24% têm entre 11% e 20% do faturamento empenhados, e para 9% o percentual está acima de 20%).

 

Mais notícias