
O prefeito José Sarto (PDT) protagonizou mais um momento de PDT vs PT.
O gestor da capital cearense reclamou da oposição realizada pelo Partido dos Trabalhadores à sua gestão na Câmara Municipal, enquanto que a sua sigla dá suporte total ao governador Elmano de Freitas (PT) na Assembleia Legislativa. O conflito, importante destacar, começou nas eleições de 2022.
“Aqui, uma grande maioria dos deputados (do PDT) se filia à corrente do governador do PT. É interessante que o PT de Fortaleza não se filia à gestão do PDT, então existem dois pesos e quatro medidas nessa relação, que é o que a gente muito modestamente faz essa observação que, como diz o ditado, a mão que dá é a mão que recebe”, disse o pedetista em entrevista à rádio O Povo/CBN.
Nacionalmente, o PDT compõe a base do governo Lula (PT). A decisão ocorreu logo após a indicação de Carlos Lupi, aliado de Ciro Gomes, candidato do partido em 2022, para o ministério da Previdência.
Já no Ceará, o PDT, em 2022, lançou o nome do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, para governador enquanto que Izolda já atuava no cargo. Os petistas, liderados por Camilo Santana, não ficaram satisfeitos com a decisão e lançaram Elmano, que venceu no primeiro turno. RC, que atua na oposição atualmente, ficou em terceiro colocado.