Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

A importância da assessoria jurídica preventiva para o crescimento sustentável e a perpetuação de negócios

advogados Rafael Albuquerque e Thiago Pinho, sócios do escritório Pinho&Albuquerque Advogados. Foto: Divulgação
Rafael Albuquerque e Thiago Pinho, sócios do escritório Pinho&Albuquerque Advogados. Foto: Divulgação

Por Rafael Albuquerque e Thiago Pinho

A assessoria jurídica preventiva é uma prática cada vez mais relevante na gestão empresarial moderna. Trata-se de um serviço oferecido por profissionais do direito com o objetivo de antecipar e solucionar questões jurídicas antes mesmo de se tornarem problemas concretos. Ao adotar essa abordagem proativa, as empresas podem evitar litígios, prejuízos financeiros e danos à sua reputação.

Um dos principais benefícios da assessoria jurídica preventiva é a redução de custos. Ao prevenir problemas legais, as empresas evitam despesas com processos judiciais, multas e indenizações.

Um bom direito nasce de uma boa documentação, logo a assessoria jurídica de uma empresa deve ser capaz de promover um consultivo proativo para antecipar cenários e resguardar seus clientes.

É aí que entra a assessoria jurídica. A equipe pode analisar e realizar um planejamento da carga tributária com a recuperação de tributos, dar suporte no contexto passivo trabalhista, elaborar a análise de contratos e até evitar intercorrências relacionadas à propriedade intelectual. Conduzir um negócio apagando incêndios é desgastante e coloca em risco a perpetuação da empresa.

Mais notícias