Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Índice de famílias com dívidas chega a 65,6% em dezembro

Foto: Freepik.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O percentual de famílias endividadas com cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, crédito consignado, crédito pessoal, carnê de loja, prestação de carro e prestação da casa aumentou em dezembro de 2019. O índice chegou a 65,6%. Este é o maior patamar da série histórica da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

A pesquisa é feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) desde janeiro de 2010. O resultado divulgado nesta quinta-feira, 9, é maior do que os 65,1% identificados em novembro de 2019 e superior aos 59,8% registrados em dezembro de 2018.

Ainda de acordo com a pesquisa, o percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso, diminuiu em dezembro de 2019, na comparação com o mês imediatamente anterior, passando de 24,7% para 24,5% do total. Apesar disso, houve aumento do percentual de famílias inadimplentes em relação a dezembro de 2018, que registrou 22,8%.

As dívidas com cartão de crédito foram apontadas como o principal tipo. Em segundo lugar, vêm os carnês (15,6%) e, em terceiro, o financiamento de carro (9,9%).

Com Agência Brasil

Mais notícias