Search
Search
Close this search box.

UFC terá centro de pesquisa aplicada em inteligência artificial na área da saúde

Inteligência artificial. Foto: Freepik

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A Universidade Federal do Ceará terá um Centro de Pesquisa Aplicada (CPAs) em Inteligência Artificial voltado para a área de saúde.

A instituição foi uma das seis escolhidas após seleção nacional conduzida por um consórcio formado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

A proposta apresentada é intitulada Centro de Referência em Inteligência Artificial (CEREIA). O objetivo é desenvolver  projetos na área da saúde envolvendo internet das coisas, big data e transformação digital, entre outras áreas, voltadas para diagnóstico, prevenção e terapêutica de baixo custo.

A UFC tem como parceiros na iniciativa três Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs): Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade de Fortaleza (Unifor).

Como parceiro privado, a UFC terá a rede de saúde Hapvida, que também entrará com uma contrapartida do investimento feito pelos agentes públicos. Além disso, há ainda o suporte da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). O CEREIA funcionará dentro do Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA), já criado pela UFC.

O reitor Cândido Albuquerque classifica o êxito no edital e a futura instalação de um equipamento de inteligência artificial voltado à saúde como “uma importante vitória da ciência do Ceará”. Segundo ele, “há muitos anos a UFC queria um projeto como esse”.

Mais notícias