Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Toninho Ferragutti & Quinteto de Cordas se apresenta no Theatro José de Alencar dia 14 

Foto: Divulgação

Fortaleza recebe no dia 14 de outubro, às 20h, uma apresentação única do músico, compositor e arranjador Toninho Ferragutti, referência da música instrumental no Brasil.

O espetáculo, que será realizado no palco principal do Theatro José de Alencar (TJA) – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) -, terá também a participação de Quinteto de Cordas com músicos que passaram pelas principais orquestras brasileiras, como a Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e a Sinfônica Municipal (OSM).

O show “Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas – De Sol a Sol” traz ao palco parte do repertório do disco homônimo, acrescido de arranjos inéditos para as obras “Alfredo” e “Bagualina” e de composições mais antigas do acordeonista, registradas em seu álbum “Nem Sol Nem Lua” (2006).

O artista, que em quase 40 anos de carreira profissional gravou inúmeros álbuns, teve três trabalhos indicados ao Grammy e tocou com importantes músicos nacionais e internacionais, além de orquestras. O álbum “De Sol a Sol” (Selo Sesc, 2021) é mais um passo em sua carreira, com composições inéditas escritas especialmente para uma formação pouco explorada no universo musical: acordeon e quinteto de cordas – com violinos, viola, violoncelo e contrabaixo.

O espetáculo na capital cearense irá encerrar uma bem-sucedida mini turnê de Toninho Ferragutti & Quinteto de Cordas iniciada em 2022 com patrocínio exclusivo da Galvani Fertilizantes, via Lei Rouanet, que visitou as cidades de Luís Eduardo Magalhães (BA), Belo Horizonte (MG), São João da Boa Vista (SP) e a própria capital paulista, em duas datas distintas, sempre com grande sucesso de público e crítica.

Sobre Toninho Ferragutti

Acordeonista, compositor, arranjador e educador. Nasceu em Socorro (SP), onde foi incentivado na música pelo pai, Pedro Ferragutti, também músico saxofonista e compositor de valsas, choros, dobrados e marchas. Possui extensa participação em centenas de álbuns e shows de artistas de renome, como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Maria Schneider, Lenine, Spok Frevo, Orquestra Jazz Sinfônica, OSESP (Orquestra sinfônica do Estado de São Paulo), Orquestra Jovem Tom Jobim, Orquestra Versátilis, dentre muitos outros.

Sua discografia tem 15 álbuns solo e em parceria, com 3 indicações ao Grammy Latino. Tem várias indicações a prêmios importantes, como o Prêmio Tim, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio da Música Brasileira. Recebeu o Troféu Açorianos, o Troféu Cata-Vento e, em 2017, foi premiado como Melhor Solista no 28º Prêmio da Música Brasileira. Lançou, em 2021, os álbuns De Sol a Sol (Selo Sesc), com obras inéditas para acordeom e quinteto de cordas, e o álbum Espelho de Som (Borandá), em duo com o clarinetista e saxofonista Nailor Proveta.

Sobre o Quinteto de Cordas

Luiz Amato – Natural de São Paulo, é violinista e professor, com mestrado pelo New England Conservatory (Boston, EUA) e doutorado pela Universidade da Califórnia (EUA). Foi diretor artístico da Orquestra de Câmara da UNESP e spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Atualmente é professor da UNESP.

Mais notícias