Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

SPIC vai investir R$ 1 bilhão em complexo solar em Jaguaretama

Foto: Freepik

A empresa SPIC Brasil vai investir R$ 1 bilhão para a construção de complexo solar em Jaguaretama, no Vale do Jaguaribe.

O projeto vai consolidar o Complexo Panati-Sitiá com oito unidades (6 Panati + 2 Sitia) em uma área de 741,57 hectares.

Cada nova unidade vai produzir com potência total instalada de 25MW e capacidade de geração de energia elétrica anual de 71.827 MW/h. A capacidade instalada do complexo pode chegar a 292 MWp, suficiente para abastecer cerca de 350 mil residências.

Para o COO da SPIC, André Pereira, o Ceará tem potencial para receber a estrutura. “A parceria com o governo do estado gera emprego, renda e transformação social. Além disso, o projeto de Panati coloca o estado em evidência no mercado internacional de energia solar.”, afirma André.

O governador Elmano de Freitas (PT) ressaltou a importância do Complexo para a economia do Estado. “Temos no Ceará uma oportunidade histórica de produzir energia renovável a um preço competitivo, gerar emprego e renda para os cearenses e promover o desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, comentou o governador.

Ao longo da fase de construção dos empreendimentos, serão gerados em torno de 900 postos de trabalho, sendo 300 empregos diretos e 600 terceirizados. Os trabalhadores devem ser recrutados, preferencialmente, por meio do Sistema Público de Emprego – Sine/IDT.

Salmito Filho, secretário do Desenvolvimento Econômico, falou sobre o potencial do Ceará para atrair negócios com foco na sustentabilidade. “É uma determinação do governador criar o melhor ambiente de negócios para as empresas que já estão no Ceará, bem como as que pretendem se instalar no estado”, pontuou.

Sobre os empreendedores
A SPIC Brasil é parte da SPIC Global, fundada em 2015 e, atualmente, a maior geradora de energia solar do mundo e um dos cinco principais grupos geradores de energia na China. Sua matriz energética tem capacidade total instalada de mais de 203 GW, em 46 países, e é movida por mais de 130 mil colaboradores.

A responsabilidade socioambiental da SPIC é fortalecida com investimento constante em inovação, pesquisa e desenvolvimento de projetos voltados às pessoas e ao meio ambiente. Só no Brasil, a SPIC participa e opera mais de 3 GW em geração eólica, hidrelétrica, solar e a gás natural, além de se dedicar à pesquisa e desenvolvimento de projetos envolvendo smart energy e hidrogênio verde.

A Canadian Solar, empresa listada na bolsa americana (NASDAQ) foi fundada em 2001 em Ontário, Canadá e opera como fornecedora global de energia, com subsidiárias comerciais de sucesso em 19 países em 5 continentes. A Canadian Solar é um líder global na fabricação de módulos fotovoltaicos solares e um fornecedor de soluções de energia solar, com mais de 14.000 funcionários em todo o mundo.

Mais notícias