Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Sobral e Maranguape são selecionadas para aceleração de projetos baseados na natureza em cidades

Sustentabilidade. Foto: Freepik

Por Átila Varela
atila@focus.jor.br

As cidades de Sobral e Maranguape foram selecionadas pelo Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades do Instituto WRI Brasil. O projeto promove sustentáveis nas áreas de cidades, florestas e clima.

Sobral foi selecionada para o Projeto Sistema de Infraestrutura Verde e Azul que prevê a criação de um sistema interconectado e multifuncional de áreas verdes (como praças, parques, jardins e corredores de arborização pública) e de águas urbanas (como cursos d’água, lagos e lagoas), reconectando a Serra da Meruoca ao Rio Acaraú.

Já Maranguape foi selecionada para o Projeto Parque Pirapora que propõe a implementação de jardins de chuva arborizados em 18 vias e seis jardins biofiltrantes em três diferentes cenários ao longo do curso do Rio Pirapora: nas cabeceiras, em que abriga trechos da cidade com ocupações informais em APP; no médio curso, onde margeia o centro histórico e consolidado da cidade; e no baixo curso, em que existem loteamentos recentes.

Liderado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) da Prefeitura Municipal de Maranguape, o projeto realizará o manejo sustentável de águas pluviais e a revitalização do Rio Pirapora que deságua na Barragem do Rio Maranguapinho. Atualmente, a água da barragem encontra-se inadequada para consumo e através da utilização de SBN espera-se elevar a qualidade hídrica da barragem em que deságua, visando torná-la adequada ao consumo, ao mesmo tempo em que se qualifica o espaço urbano adjacente.

O Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades é uma realização do WRI Brasil, com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e financiamento da Caterpillar Foundation e do Ministério do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra UK). Conta com a parceria da iniciativa Cities4Forests e da Aliança Bioconexão Urbana.

Mais notícias