Setor empresarial cearense busca joint ventures com companhias israelenses na área da saúde

Por Átila Varela

Um grupo de empresários cearenses, autoridades, prefeitos e professores de universidades estão em Israel a fim de firmar parcerias e realizar um intercâmbio com universidades do País. O objetivo, além de adquirir expertise, é tratar da inovação.

“O Ceará é o 6º parque de conhecimento do País. Seremos recebidos por reitores de universidades israelenses, que estão nos oferecendo espaços para gerar cooperação”, destaca Carlos Matos, CEO da Trainer DG.

De acordo com o executivo, há uma articulação para, em primeira mão, entregar um curso de pós-graduação em Inteligência Artificial. “A IA vai ser usada no mundo inteiro e deverá assumir diversos processos. O Ceará precisa largar na frente. Comemoramos vitórias, mas é preciso ir além. A virada se dá com a maior participação na economia e também cooperando com centros avançados, como é o caso de Israel”, esclarece.

O desejo de fomentar o curso é reforçado pelo empresário Marcos Soares, presidente do Centro de Industrial do Ceará (CIC). “A indústria está muito receptiva com o curso. Queremos ministrar para o empresariado, para que ele entenda o papel da Inteligência Artificial dentro da sua indústria. É possível não somente melhorar processos, mas também produtos”, revela.

Além da IA, o presidente do CIC argumenta que há interesse em se aproximar empresas israelenses, buscando desenvolver joint-ventures com companhias cearenses no Ceará, especialmente no segmento da saúde. “Estamos levando a planta do Polo Industrial e Tecnológico de Saúde (PITS) no Eusébio. Se tiverem interesse, mostrarei a Fiocruz, uma instituição de ensino referência na América Latina. Vamos abrir o leque de oportunidades”, ressaltou o empresário.

Inovação

Fomentar a inovação é vital para que o Ceará se desenvolva. Segundo Carlos Matos, CEO da Trainer DG, hoje é uma ferramenta de crescimento.

“Não falamos de empresas que precisam ser high tech, mas de produtos inovadores. Nossa matriz econômica precisa inovar, seja no agronegócio ou na indústria de transformação. Se for introduzido esse conceito, vamos gerar milhares de empregos e dar a segurança para que esses setores sejam mais competitivos”, afirma o executivo.

Sampaio Filho, diretor de Inovação da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), comenta que o Estado avançou com esforços, com instituições empresariais, públicas, sociedade civil e universidades capitaneando processos. “A imersão em Israel vem para contribuir com o ecossistema de inovação no Ceará. Fortalece no sentido de termos laços com o País e assim desenvolver aqui o know-how que eles possuem. Vamos buscar parcerias e tecnologias para aperfeiçoar o desenvolvimento das nossas indústrias”, pontua.

Integrantes da missão

Integraram o grupo de 24 pessoas os empresários Bruno Girão, sócio e CEO da Alvoar, e David Girão, diretor da mesma empresa; Amílcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec); Fábio Régis, sócio e CEO do Sítio Barreiras; Marcos Lima, CEO da Integral Mix; Francisco Baltazar, fruticultor; Raimundo César, presidente da Federação das Associações de Produtores do Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi (Fapija); Airton Júnior, CEO do Grupo Distrimédica; Daniel Busgaid, CEO da DB Guindastes; José Climar Andrade, sócio e diretor do Êxito Supermercados; Nidovando Pinheiro, presidente da ACESU; Lavanery Campos, presidente da ACOMAC-CE.

Representando a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), dois executivos: Sampaio Filho, diretor de Inovação, e Marcos Soares, presidente do CIC. O deputado estadual Danniel Oliveira (MDB) representará a Assembleia Legislativa.

Os secretários executivos do Agronegócio, Sílvio Carlos Ribeiro, e do Comércio, Serviços e Inovação, Fábio Feijó, assim como o presidente da Funcap, Raimundo Costa Filho, representam o Governo do Estado. Já as instituições acadêmicas serão representadas pela vice-reitora da Universidade Federal do Ceará, doutora Diana Azevedo, e pelo vice-reitor do IFCE, professor Ivan Holanda.

A consultoria de viagem da missão é assinada pela Wee Travel.

Mais notícias