Semana Santa com instabilidade, brisa, calor, umidade e ventos gerando muita chuva no Ceará

Foto: Marciel Bezerra

Quem está apostando em uma Semana Santa com praia e diversão é melhor se preparar para um provável feriadão debaixo de chuvas e talvez até temporais.

A Funceme prevê o seguinte: o Ceará mantém as condições favoráveis para chuvas em todas as macrorregiões ao longo do feriado de Páscoa.

Pela previsão da Funceme, as potenciais precipitações vão se concentar com mais força na faixa litorânea, Jaguaribana e Ibiapaba. Também há boa possibilidade de “acumulados relativamente expressivos no Cariri”, o que joga mais água no rio Salgado, que leva água para o Castanhão.

“Já para quinta (6) e sexta-feira (7), os maiores acumulados poderão ocorrer nos extremos do Estado, como faixa litorânea, Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns. A Funceme aponta ainda a Ibiapaba como macrorregião como área mais favorável nos próximos dois dias”.

Segundo a Funceme, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue como o principal sistema indutor de  precipitações neste período. Ela encontra-se posicionada em torno de 2°S, o que colabora para mais instabilidade e chuva sobre o Estado. Além disso, sistema de brisa, calor, umidade e ainda a interação dos ventos com o relevo colaboram para mais acumulados.

Leia Mais

Ceará tem maior reserva hídrica em 10 anos com volume de 8,15 bilhões de metros cúbicos

Fato histórico no Ceará: 56 açudes sangram, chuvas prosseguem e mais 66 devem sangrar

125 dos 170 açudes do Ceará já estão cheios e Funceme prevê mais chuvas

Mais notícias