Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Sefaz disponibiliza pagamento do IPVA via Pix

Foto: Freepik

Contribuintes já podem pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) por meio do Pix, sistema que permite a realização de transações bancárias instantâneas.

O titular da Sefaz-CE, Fabrízio Gomes, destaca que a pasta tem desenvolvido projetos para melhorar os serviços ofertados à população cearense. “Nossa meta é otimizar os processos da Fazenda para que o ato de pagar impostos seja cada vez mais simples. No caso do Pix, estamos diversificando as formas de pagamento com a finalidade de facilitar a rotina para os contribuintes, em especial aqueles que usam bancos digitais.”

O secretário reforça que a iniciativa oferece mais praticidade e comodidade para o cidadão. “A novidade permite que o contribuinte quite suas obrigações de modo ágil e seguro, sem burocracia. Ao mesmo tempo, reduz muito as despesas com tarifas bancárias para o Governo do Estado. É um avanço para a Secretaria, que vai trazer ganhos para a população.”

Como pagar pelo site
Para realizar o pagamento via Pix, basta acessar o site da Sefaz (passo a passo aqui), selecionar a parcela em aberto e capturar o QR Code que será mostrado na parte inferior da página. Outra opção é clicar no botão “Copiar o código” e colar direto no aplicativo do seu banco. Caso o contribuinte deseje gerar o Documento de Arrecadação do Estado (DAE), o QR Code também estará disponível no topo do documento.

Nos próximos meses, os demais tributos estaduais (ICMS, ITCD e taxas) serão abrangidos pela nova modalidade de pagamento.

Fique atento
Com o objetivo de evitar fraudes, a Sefaz orienta que, antes de confirmar o pagamento, o contribuinte verifique se o nome do favorecido está como “CEARA SECRETARIA DA FAZENDA” e se o CNPJ do órgão confere com a sequência de números “07.954.597/0001-52”.

A Secretaria também alerta que não envia boletos pelos Correios, e-mail, SMS ou WhatsApp. O contribuinte sempre deverá buscar os canais oficiais: site e aplicativo Meu IPVA.

Mais notícias