Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Secult lança aplicativo que reúne programação cultural do Estado

Foto: Freepik.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) lança o aplicativo Cultura.CE, que reúne eventos da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secult Ceará (Rece), além de equipamentos também geridos pelo IDM.

O lançamento da versão beta do aplicativo será na próxima quarta-feira (21), às 17h30, dentro da programação de “Refundar o País – Seminário Nacional de Políticas Culturais”, evento que será realizado pela Secult Ceará nos dias 20 e 21 de dezembro.

O aplicativo é totalmente gratuito e conta com acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Estará disponível para todos os sistemas operacionais de dispositivos móveis, por meio da tecnologia PWA, que dispensa a necessidade de download e ocupa pouco espaço na memória dos aparelhos.

Com desenvolvimento coordenado pela equipe de Inovação e Tecnologias do IDM, o Cultura.CE apresenta funcionalidades importantes como opções de busca e filtros por categoria, data, espaço e proximidade de localização. Dessa maneira, quem estiver usando o aplicativo poderá filtrar a busca para encontrar o que melhor se adeque às suas escolhas. Para acrescentar algumas funcionalidades ao uso, como favoritar eventos, é importante que os internautas realizem o cadastro gratuito na plataforma (que também pode ser usada sem a identificação).

“O aplicativo é uma importante entrega da gestão, uma ação alinhada com a comunicação pública, de qualidade, com transparência e eficiência, reunindo, em uma só ferramenta a possibilidade de achar a programação cultural do Ceará em uma plataforma moderna, bonita e simples. Um sonho antigo da gestão, que agora oferta esse serviço gratuito e plural para a população”, destaca o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba.

O aplicativo será integrado ao Mapa Cultural do Ceará, que é uma plataforma livre, colaborativa e interativa de registro e difusão do cenário cultural cearense, além de instrumento de governança digital no aprimoramento da gestão pública, dos mecanismos de participação e da democratização do acesso às políticas culturais promovidas pela Secult Ceará. Essa associação entre as duas plataformas permitirá a alimentação das informações pelos próprios artistas e produtores. Na terceira fase de operacionalização, eles poderão cadastrar seus espaços e programações.

APP
Cultura.CE foi desenvolvido a partir da necessidade mapeada e então priorizada pelo Grupo de Trabalho (GT) Comunicação e Políticas Digitais, do Programa Cultura em Rede, da Secult Ceará, estruturado em junho de 2022. O Grupo é formado por representantes das equipes de Comunicação e Tecnologia da própria Secult, do IDM, do Instituto Mirante e do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). O projeto contou também com a parceria do Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará para mapeamento e padronização do processo de sistematização da programação cultural pelos equipamentos.

Serviço

Lançamento do Aplicativo Cultura.CE
Data: 21 de dezembro
Horário: 17h30
Local: Centro de Design – Complexo Cultural Estação das Artes Belchior (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro)

Mais notícias