
Equipe Focus
focus@focus.jor.br
A ex-vereadora e professora Rosa da Fonseca, 73, faleceu na tarde desta quarta-feira, 1, no Hospital São Carlos, em Fortaleza. A informação foi confirmada por familiares e pela Crítica Radical em post no Instagram. Ela lutava contra um câncer de ovário.
Em nota, a Crítica Radical disse que “é com profundo pesar que informamos o falecimento da nossa querida Rosa da Fonseca”. “Em breve, daremos mais informações acerca do velório e sepultamento”, esclarece.
Rosa da Fonseca teve participação na luta estudantil nos anos de ditadura militar no Brasil. Além disso, foi presa e vítima de tortura antes de fundar, em 1973, o grupo Crítica Radical, ao lado de Jorge Paiva, Célia Zanetti, Maria Luiza Fontenele e outros militantes.
Rosa também teve grande destaque quando contribuiu para a ação e reorganização dos movimentos sociais nos últimos trinta anos de história política no Brasil. Foi sindicalista e presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Ceará.
O vereador de Fortaleza, Guilherme Sampaio (PT) lamentou e escreveu em redes sociais: “Meu coração está partido com a perda prematura da guerreira incansável, inspiradora de tantas gerações de militantes, Rosa da Fonseca. Que seu legado nos faça seguir denunciando e resistindo aos ditames de uma sistema hegemonizado pelo capital. Meu carinho a todos que a amam”, disse.
Já o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), também se manifestou e disse: “Perdemos uma mulher de luta. A história de vida de Rosa da Fonseca tem como sinônimo um permanente compromisso com a defesa do seu povo. Uma mulher de fibra que desafiou regimes ditatoriais e que soube, como poucos, fazer da luta política um sacerdócio de muita fé para a organização de mulheres e de homens que sempre acreditaram e buscaram a fraternidade e a justiça”.
O pré-candidato ao Governo do Ceará, Capitão Wagner (União Brasil), usou sua conta conta no Twitter para prestar condolências à Rosa. “Tive a honra e bela experiência de conviver com Rosa da Fonseca e independente de posições políticas, sempre convivemos muito bem(a ponto de eu ganhar um apartamento em rifa promovida por ela). Lamento seu falecimento! Desejo que Deus conforte os corações dos amigos e familiares”, escreveu.