
Equipe Focus
focus@focus.jor.br
O Réveillon de Fortaleza prevê recolher 15 toneladas de resíduos recicláveis nos dois dias de festa, por meio do projeto Re-ciclo, da Prefeitura de Fortaleza, da startup Solos, do iFood e da Ecofor.
A expectativa é e gerar uma renda de R$ 70 mil com a venda dos materiais, que vai beneficiar cerca de 300 catadores cadastrados na operação, advindos das associações Raio de Sol, Ascabonja, Mulheres em Cena, Viva a Vida e Machado de Assis e Asca-Rosa, além de trabalhadores autônomos. Todos receberão uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs),
Ao longo da área do evento, serão instalados 40 pontos de descarte de materiais com sinalização sobre o manejo adequado de cada tipo de resíduos para que a população possa colaborar e aprender sobre a destinação correta do lixo. Nas extremidades da arena, também serão montadas duas centrais de reciclagem, onde os materiais serão separados, pesados e armazenados até o envio para o galpão das associações.
Educação ambiental
Durante os dois dias de festa, o público será informado pelos telões sobre a quantidade coletada e, nos intervalos dos shows, serão veiculados vídeos educativos sobre o programa Re-ciclo e informações sobre a ação de sustentabilidade do Réveillon. E para estimular ainda mais a ação, a Prefeitura vai doar mil mudas a cada tonelada coletada.