
Em menos de dois meses, autoridades públicas e importantes agentes do setor elétrico, com representações nacionais e internacionais, se reunirão em Fortaleza para discutir o atual momento de transição energética global, os avanços nas energias renováveis e os investimentos na produção de hidrogênio verde, sobretudo no Ceará. Trata-se do Proenergia Summit 2023 que acontecerá nos próximos dias 20 e 21 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará.
A organização do Proenergia Summit 2023 projeta um público de cerca de 5 mil pessoas neste ano.
Já confirmaram presença e apoio representantes do Poder Público, da Chesf, ABSOLAR, das empresas AES Brasil, BP, Neoenergia, Qair, Sou Energy, B&Q e Ceneged, entre outros. O Banco Mundial também enviará representante. Membros do setor acadêmico também participarão. Além de espaços voltados para rodadas de negócios, o evento colocará em evidência o que há de mais moderno no setor.
Os subtemas elencados para discussão serão: oportunidades e desafios para a transição energética, hidrogênio verde, abertura de mercado, ESG, geração distribuída, eólica offshore e cidades inteligentes. Uma novidade dessa edição, em parceria com o HUB de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-CE), é a participação de startups, que apresentarão suas ideias inovadoras para o setor de energia em pitchs durante a convenção.
Confirmações
Entre os confirmados, estão: a vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Bárbara Rubim; o economista sênior de Energia do Banco Mundial, Carlos Antônio Costa; o Gerente Executivo de Regulação e Capacitação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Cesar Pereira; e o gerente de Comercialização de Energia e de Novos Negócios na AES Brasil, José Carlos Reis.
Também estarão no evento: o deputado federal Danilo Forte, presidente da Frente Parlamentar de Energias Renováveis; o secretário-executivo da Indústria na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado do Ceará (SDE), Joaquim Rolim; e a diretora de Relações Institucionais na Ambiental Ceará, empresa da AEGEA Saneamento, Maria Águeda Muniz, entre outros.