
O Proenergia Summit 2023, que ocorreu no Centro de Eventos do Ceará, destacou o protagonismo e as condições naturais do estado do Ceará na transição energética.
Para o presidente do Sindienergia, Luís Carlos, o evento ocorreu “diante da curva cada vez mais ascendente do potencial energético cearense e do seu protagonismo no cenário nacional e mundial”.
O Proenergia Summit 2023 contou com um público de cerca de 5 mil pessoas neste ano, três mil a mais do que no anterior. “Quem veio, encontrou uma proposta totalmente focada em experiências e discussões diversas em torno do momento atual de transição energética, reunindo grandes players, empresários e academia”, explicou. Confira baixo a entrevista realizada com o presidente.
Focus: Qual a importância do movimento de transição energética para o Proenergia Summit deste ano?
Luís Carlos: Esse movimento vem todo dia crescendo mais. A energia sustentável está crescendo e a sociedade que está exigindo, na verdade. Valores sociais, meio ambiente, cuidados com o futuro etc. São obrigações. Temas obrigatórios, digo. Então, sim, se as pessoas pedem, com certeza, vale a pena discutir com essa comunidade de energia o que que estamos vivenciando agora.
Focus: Quais foram as novidades dessa edição de 2023?
LC: O papel do Sindienergia é o de dar o suporte aos trabalhos de média e pequenas empresas, correto? Para as grandes, como de costume, nós servimos de forma institucional. Mas o foco mesmo é o de levar o Sindienergia e suas especialidades ao que falta no pequeno e médio empreendimento. Por isso retornamos aqui.
Focus: E o que seria essas especialidades?
LC: Informação, melhorias, processos, inovação. Justamente nesse ponto ajudamos no start das startups.
Focus: Qual o homenageado deste ano?
LC: Neste ano, foi unanimidade a nossa escolha. O grande homenageado foi o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante. Sem ele, não teríamos tantos investimentos nas atualizações de hidrogênio verde, energia eólica offshore etc.
Focus: Sobre a PL que renova a eólica offshore… Qual a expectativa do Sindienergia para esse ponto?
LC: As melhores possíveis. Vai trazer mais investimentos… entenda: todo empresário precisa de transparência e de regras, caso esteja atuando com o governo federal. Por isso é fundamental essa PL. É preciso que o investimento aconteça. Assim, levaremos mais pautas técnicas para todas as diretórias, no intuito de ajudá-las a crescer.
Focus: Qual o nível de empolgação pós-evento?
LC: A melhor possível. Tanto que subimos de 2 mil para 5 mil pessoas. Trouxemos temas, como sempre, extremamente atuais e desafiadores para expandir a percepção das pessoas sobre meio ambiente, distribuição solar e eólica, sobre o advento das startups etc. Temas atuais para atualizar o nosso caderno verde.