Prefeitura de Fortaleza realiza o maior plantio de mudas do Brasil: foram 2.023 árvores em 10 pontos da capital

Foto: Prefeitura de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza realizou o maior plantio simultâneo de árvores do Brasil. Ao todo, 2.023 mudas de espécies nativas, medicinais e ornamentais foram plantadas na cidade. A iniciativa ocorre em alusão ao Dia Internacional das Florestas e da Árvore, aprovado em 2012 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), marcando a importância de preservar as florestas e recursos naturais, essenciais ao combate à mudança climática.

O prefeito José Sarto, que plantou uma muda de Ipê Branco no Parque Rachel de Queiroz, destacou que o meio ambiente é uma das prioridades da gestão municipal, e que a Prefeitura de Fortaleza já plantou mais de 100 mil árvores desde 2021.

“A ação de hoje significa valorizar o meio ambiente e pautar a questão da arborização, que é muito importante. Neste ato, estamos plantando mudas, simultaneamente, em 10 locais de Fortaleza. Serão 2.023 árvores plantadas hoje, e já são mais de 100 mil desde o início da gestão. Este é o momento da gente convidar a população para refletir sobre a arborização da cidade, para que ela ganhe cada vez mais áreas verdes”, destacou Sarto.

Corroborando com o prefeito José Sarto, o secretário Ferruccio Feitosa (Seger) destacou que a ação da Prefeitura é um convite que se estende à população, e tem o objetivo de arborizar a cidade e colaborar na manutenção dos espaços públicos.

“A gente fica muito feliz de poder celebrar o Dia Mundial Internacional da Floresta e da Árvore com uma ação concreta. Os locais escolhidos para o plantio possuem videomonitoramento, locais turísticos e de lazer que proporcionam maior segurança à população e para quem nos visita. Estendemos o convite a todos, para que as pessoas possam se engajar no meio ambiente, uma pauta importante não só para a cidade de Fortaleza mas para o Brasil”, informou o secretário.

Os locais escolhidos para o plantio foram Cuca Barra, Praça Portugal, Av. José Jatahy x Av. Duque de Caxias, Av. José Jatahy x Av. Bezerra de Menezes, Parque Rachel de Queiroz, Rotatória da Av. Gov. Raul Barbosa e as orlas da Praia de Iracema, Beira-Mar, Vila do Mar e Beira-Rio. Durante o plantio das árvores, houve também a distribuição de mudas para os frequentadores dos espaços. A iniciativa também buscou chamar a atenção para pequenos gestos do cotidiano, como jogar lixo apenas na lixeira, mas que fazem toda a diferença no cuidado com o meio ambiente.

Com informações da Prefeitura de Fortaleza

Mais notícias