Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Potencial de geração de energia solar do Ceará representa 30 vezes a capacidade instalada no Brasil

Turbinas eólicas
Turbinas eólicas. Foto: Freepik

Átila Varela
atila@focus.jor.br
O Ceará é um dos estados com maior potencial de geração de energia limpa do Brasil. De acordo com Atlas Eólico e Solar do Estado, divulgado pelo Governo do Estado em parceria com a Fiec, o Ceará tem capacidade de produzir 1,363 TWh/ano. O valor representa duas vezes a atual oferta interna bruta de eletricidade em 2018 no País, que bateu 636,4 TWh.
“A exploração de tal capacidade depende de outros aspectos e limitações econômicas, tecnológicas e de infraestrutura estadual e federal, tornando, portanto, pouco provável seu pleno desenvolvimento”, afirma o documento.
No entanto, caso fossem contemplados 10% de todo o potencial eólico, o Ceará dobraria sua capacidade instalada em quatro vezes – atualmente está em 2 GW. “Por sua vez, o desenvolvimento de apenas 10% do potencial de energia solar representaria 30 vezes a capacidade instalada fotovoltaica centralizada”, destaca o documento. A produção de energia solar no País está em 2,1 GW.
“Apesar da disponibilidade e independência, apenas com base nas fontes eólica e solar, o desenvolvimento dessas fontes isoladamente não seria, todavia, suficiente para suprir a demanda instantânea, devido à instabilidade e imprevisibilidade do fornecimento. Haveria, portanto, necessidade de trocas energéticas com outros estados, através do Sistema Interligado Nacional (SIN)”, acrescenta a publicação.
Leia Mais
+Ceará mira investimentos em energias renováveis com Atlas Eólico e Solar
+Governo quer implantar sistema de geração solar para reduzir gastos com energia em prédios públicos
+Ceará participa de feira internacional de energia solar e mira novos negócios
 

Mais notícias