Postos de saúde em Fortaleza vão disponibilizar teleconsulta para psicologia e nutrição

Foto: Freepik

A prefeitura de Fortaleza anunciou, nesta sexta-feira, 6, a segunda etapa da telemedicina em Fortaleza, que conta com serviços de teleconsulta para as especialidades de psicologia e nutrição.

De acordo com a prefeitura, as próximas especialidades disponibilizadas serão dermatologia, cardiologia e endocrinologia, ainda este ano.

Para ter acesso à Teleconsulta, o usuário deve buscar um dos postos de saúde da Capital para consulta médica inicial, que, ao avaliar o caso, faz o encaminhamento para o especialista. Após isso, a Central de Regulação do Município realizará o agendamento deste usuário para o atendimento virtual.

O usuário é contatado via telefone e também receberá mensagem com as informações do seu agendamento, através do Aplicativo Mais Saúde Fortaleza. Na data e horário marcados, o cidadão deve acessar o aplicativo do seu celular e clicar no ícone “Consulta Virtual”. Assim, será redirecionado para a página virtual onde ocorrerá seu atendimento.

Se preferir, o usuário pode acessar do computador e utilizar o mesmo login e senha de acesso ao aplicativo. Os pacientes que já estão cadastrados no sistema da Prefeitura, aguardando consulta com as especialidades contempladas na Teleconsulta, também serão agendados para o serviço.

Aqueles que não têm acesso à internet poderão contar com o suporte de seis postos de saúde, um em cada Regional de Saúde. Na data e horário marcado para a consulta, o usuário pode ir ao posto para realizar seu atendimento virtual. As unidades de apoio contarão com salas equipadas e com total privacidade para o atendimento.

Para melhores resultados, tanto médicos quanto pacientes recebem um manual virtual com o fluxo de atendimento, as boas práticas e informações necessárias para realizar as consultas de forma adequada.

Inicialmente, de forma piloto, para adaptação de pacientes e profissionais, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizará um especialista de nutrição e um de psicologia para acolher o público na teleconsulta. Para nutrição, serão 24 consultas virtuais, por mês. Já para psicologia, a cada bimestre, seis novos pacientes iniciarão seu processo terapêutico de forma online, que será composto de 10 sessões iniciais.

Confira a lista dos postos de saúde com serviço de Teleconsulta

Regional de Saúde I – Posto de saúde Dr. Zenirton (Barra do Ceará)

Regional de Saúde II – Posto de saúde Célio Brasil (Cais do Porto)

Regional de Saúde III – Posto de saúde Meton de Alencar (Antônio Bezerra)

Regional de Saúde IV – Posto de saúde Dom Aloísio Lorscheider (Itaperi)

Regional de Saúde V – Posto de saúde Henrique Mota (Henrique Jorge)

Regional de Saúde VI – Posto de saúde Vicentina (Conj. Jardim Primavera)

Mais notícias