Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Porto do Pecém bate recorde histórico de movimentação de cargas

Porto do Pecém. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br
O Porto do Pecém bateu recorde de movimentação de cargas no mês passado. Foram movimentadas 1,9 milhão de toneladas de granéis. Antes, o maior valor registrado era de 1,7 milhão (em julho).
O recorde pode ser explicado pelo aumento na movimentação de carvão mineral; gás de petróleo; produtos siderúrgicos; alumínio e suas obras; minério de ferro; coque de petróleo; adubos e fertilizantes; placas de aço; frutas; minérios de manganês; preparações de produtos hortícolas; sal; cereais; e farinha de trigo. Em relação ao contabilizado em outubro de 2018 (1,4 milhão de toneladas), houve crescimento de 36% na movimentação de cargas.
No Complexo do Pecém estão instaladas mais de 60 empresas distribuídas pela Área Industrial; pelo Porto; e pela Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará – a única em operação hoje no Brasil e que em breve será ampliada com a implantação da ZPE II.
A movimentação acumulada de 2019 (jan/out) atingiu a marca de 15 milhões de toneladas. O valor é 4% superior ao mesmo período de 2018, quando foram movimentadas 14,5 milhões de toneladas. Destaque para os embarques que tiveram um aumento de 17%: 3,64 milhões de toneladas em 2018 para 4,27 milhões toneladas em 2019.

Mais notícias