Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa XP mostra que 81% dos brasileiros souberam de denúncias de propina por vacina, e 69% veem envolvimento do governo Bolsonaro

Luis Miranda, um dos responsáveis pelas denúncias do esquema nas compras de vacina contra a COVID-19. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 8, pela XP/Ipespe  revela que 81% dos brasileiros tomaram conhecimento das recentes denúncias de corrupção envolvendo a compra de vacinas contra a COVID-19.

A pesquisa feita questiona, de maneira explícita, se o eleitor tomou conhecimento “da acusação de que houve corrupção na compra de 20 milhões de doses de vacina”.

Trata-se do caso da Covaxin, em que o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) afirmou ter levado ao conhecimento do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido). Bolsonaro nunca desmentiu a afirmação.

Apenas 17% disseram não ter tido conhecimento das acusações, e 2% não sabem ou não responderam.

Além disso, 69% dos entrevistados atribuem as suspeitas de corrupção na compra de vacinas a integrantes da gestão Bolsonaro: 41% a membros do governo, 15% ao próprio presidente da República e 28% aos dois.

Apenas 5% acreditam que nem Bolsonaro nem membros do governo estão envolvidos, e 12% não sabem ou não responderam.

Mais notícias