Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa Ipespe no Ceará dirá se padrinhos afundam ou levantam um candidato

O sociólogo Antônio Lavareda é um experiente especialista em pesquisas eleitorais: em seu questionário, uma pergunta crucial.

A pesquisa do Ipespe que será conhecida nesta quinta quinta-feira, 4, vai desvendar um ponto muito importante, além do retrato eleitoral do momento. O instituto do sociólogo Antônio Lavareda colocou uma questão para os entrevistados cuja resposta dirá o quanto alguns padrinhos políticos podem ajudar ou atrapalhar um candidato ao Governo do Ceará.

A pergunta é a seguinte: O apoio de fulano para um candidato a governador aumenta, não altera ou diminui a chance de o(a) Sr(a) votar nesse candidato?

Onde se lê fulano substitua pelos nomes de (pela ordem do questionário) Lula, Ciro, Camilo, Izolda, Cid e Tasso.

Portanto, são seis perguntas, uma para cada padrinho político. Aí veremos a real influência (a preço de hoje) de cada um deles. Em eleições, são usuais as situações nas quais caciques, principalmente os que estão há muito tempo no mercado político, são escondidos durante a campanha.

Detalhe: não se sabe ao certo se dois nomes da lista vão entrar para valer na campanha para o Governo do Ceará. No caso, a governadora Izolda Cela (sem partido) e o senador Cid Gomes, que se mantém no PDT e continua em seu período, digamos, sabático.

Mais notícias