Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa da UFC e universidade mexicana inova com novo tratamento para câncer de colo de útero

Integrantes do GPNANO, da UFC, ficarão responsáveis pela realização dos experimentos de nanotecnologia do estudo. Foto: Divulgação.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Uma pesquisa que envolve o moderno ramo da nanotecnologia, realizada pela Universidade Federal do Ceará em parceria com a Universidad Autónoma de Guerrero (UAGRO), no México, promete disponibilizar uma terapia inovadora para o câncer de colo de útero, com potencial de aumento da eficácia e redução de efeitos colaterais.

O estudo, que já vem sendo feito desde 2018, acaba de ser aprovado em edital para financiamento pelo governo mexicano. Aprovado em 30ª colocação entre as 319 pesquisas contempladas no edital, o estudo denomina-se “Ação terapêutica de imunolipossoma contendo cisplatina, oxima esteroidal e siRNA contra células troncais cancerosas no tratamento de câncer cervical”.

Câncer cervical é outra forma de denominar o câncer de colo de útero, o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás apenas do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Na UFC, a pesquisa é realizada no Departamento de Farmácia, por meio do Centro de Desenvolvimento e Ensaios Farmacêuticos (CEDEFAR), o qual ficará responsável pela realização dos experimentos de nanotecnologia. Desde 2018, o centro integra o Grupo de Pesquisa em Nanotecnologia (GPNANO), também da UFC, com expertise em desenvolvimento de nanomedicamentos.

Mais notícias