
Equipe Focus
focus@focus.jor.br
A governadora Izolda Cela (Sem Partido), considerada anteriormente para assumir o MEC, parabenizou o ex-governador e senador eleito Camilo Santana (PT) que acabou ficando com o cargo. “Parabéns ao meu amigo e senador da República, Camilo Santana, pela indicação para ministro da Educação”, escreveu.
“Como governador, Camilo sempre teve uma liderança forte e comprometida com toda a agenda de investimentos e projetos para a melhoria da educação”, explicou Izolda.
“Neste momento, ele é convocado a contribuir com o projeto nacional que busca a justiça social e a democracia. Estaremos juntos, com a determinação e esperança de contribuir para a melhoria da educação das crianças e jovens deste País”, afirmou a governadora.
Inicialmente Camilo demonstrou preferência para ser ministro das Cidades ou do Desenvolvimento Regional, mas as pastas eram alvos de intensa disputa de partidos como MDB, PSD, PSB e União Brasil.
Ex-filiada ao PDT, Izolda saiu do partido após brigas com o grupo do ex-presidenciável pedetista Ciro Gomes. Inicialmente tinha o apoio da bancada petista do Ceará, mas diante da falta de perspectiva de assumir o Ministério das Cidades, o partido no Estado passou a deixar de apoiar o nome dela.
O líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), também pressionava para comandar a pasta e chegou a mobilizar aliados dentro da legenda para tentar fazer com que seu nome fosse lembrado para o cargo. Apesar disso, um dirigente da Executiva Nacional do PT afirmou que ele não tinha chances reais de assumir o posto.
+Lula anuncia novos ministros para a composição do futuro governo; veja os nome
+“Sucesso nessa nova etapa”, diz Luizianne sobre Camilo e Izolda no MEC
+Após nomeação para MEC, Izolda diz que “sair do Ceará não era plano” e fala em “convocação”
+“A educação do nosso país estará em ótimas mãos”, enfatiza Elmano sobre Camilo no MEC
+Camilo sobre nomeação para o MEC: “Um grande desafio”