Número de consumidores inadimplentes cresceu 11,6% no Ceará

Inadimplência. Foto: Divulgação

Por Átila Varela

A inadimplência no Ceará cresceu 11,6% no Ceará. É o que revela a edição mais recente do Radar do Varejo Cearense, feito pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL CE) e do SPC Brasil.

O percentual se refere ao mês de setembro de 2023, no comparativo com o mesmo período do ano passado.

A pesquisa mostra, ainda, que o fenômeno da inadimplência tem atingido um número maior de consumidores neste ano. Entretanto, na comparação entre setembro de 2023 e o mês anterior, há um destaque: os dados mostram uma redução do número de inadimplentes na margem, com queda de 2,6% no Estado.

A variação ficou acima da média do Nordeste (4,1%) e da nacional (5,8%). Conforme o indicador, do total de negativados no Estado, quase metade (47,2%) têm entre 30 a 49 anos. Seguido pela faixa-etária de 50 a 64 anos (21,1%).

Em se tratando do tipo de dívida, análise dos dados mostra o setor bancário com mais da metade (57,4%) das dívidas computadas no Estado. Em seguida, aparece o setor de Água e Luz, credor de 21,1% das dívidas. O percentual de consumidores negativados por contas básicas, como Água e Luz, segue acima do observado no início do ano.

“Essa quadra dos B-R-O BROS, a exemplo do que se observa neste ano, historicamente, vem se constituindo em um período de desempenho satisfatório. Datas como a do Natal, nos dão boas expectativas para o fechamento do ano, com resultados positivos”, avalia o presidente da FCDL Ceará, Freitas Cordeiro.

Mais notícias