Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Morre o pesquisador e professor Gilmar de Carvalho, vítima da Covid-19

Morre o pesquisador e professor Gilmar de Carvalho, vítima da Covid-19. Foto: reprodução.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Morreu, na noite desse sábado, 17, o jornalista, professor e pesquisador da cultura cearense Gilmar de Carvalho, aos 71 anos, vítima de COVID-19.

Gilmar estava internado desde o dia 20 de março, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed.

A confirmação da morte foi da pela pela curadora e pesquisadora de Artes Visuais, Dodora Guimarães, uma grande amiga do professor.

“Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho (Sobral, 1949 – Fortaleza, 2021), o escritor que trocou a ficção pelo magistério, o nosso querido professor Gilmar de Carvalho deixa o mundo órfão de sua inteligência rara. A cultura brasileira perde um de seus mais dedicados colaboradores, e a cultura do Ceará o seu mais competente tradutor”, publicou Dodora.

Em homenagem a Gilmar de Carvalho, por Paulo Elpídio

Gilmar de Carvalho era doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Em 2019, foi indicado para receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC), mas recusou devido à nomeação de Cândido Albuquerque como reitor da instituição. O escritor considerava Cândido um “interventor” e dizia que sua nomeação teria ignorado a consulta à comunidade acadêmica.

Mais notícias