
Equipe Focus
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O Ministério da Justiça e Segurança Pública abriu processo contra a CVC, a Decolar, a 123 Milhas, a MaxMilhas e a Viajanet. Tudo se deve a queixas de consumidores à Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) sobre a prestação dos serviços nos últimos dois anos.
As cinco empresas ligadas ao setor de turismo investigadas apresentaram o maior número de reclamações na plataforma consumidor.gov.br durante a pandemia.
Entre os principais problemas estavam a dificuldade para alterar ou cancelar o contrato e a dificuldade ou atraso na devolução de valores pagos e no reembolso, além da retenção de valores. O governo ainda afirma que as empresas podem ser multadas em até R$ 13 milhões, além de sofrer outras punições, caso sejam, de fato, condenadas.
Procurada, a CVC afirmou em nota que “a empresa preza pelo respeito e transparência com todos os seus clientes e parceiros e segue com seus canais de atendimento à disposição para quaisquer dúvidas”, disse. Já Decolar também disse que “está tentando ter acesso ao processo, mas adianta que mantém constante diálogo com os órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, incluindo a Senacon”.