Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Mesmo com crescimento de 4,2% em dezembro, comércio no CE fecha 2020 no negativo

Reabertura do comércio em Fortaleza. Foto: Davi Pinheiro

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O comércio do Ceará conseguiu apresentar, no mês de dezembro, bons números mesmo em meio a um período ainda complicado da pandemia do novo coronavírus. Na comparação com o mesmo mês de 2019, o Estado registrou crescimento de 4,2%. Apesar do resultado, o ano de 2020 fecha no negativo, com queda de 5% e o segundo pior saldo do Nordeste.

Se comparados os números de novembro e dezembro de 2020, foi registrada uma queda de 4,4% no último mês do ano. Os dados referem-se comércio varejista ampliado no Ceará — que considera as vendas de material de construção, veículos, motos, partes e peças — e foram divulgados nesta quarta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).

Com um tombo de 22,6%, o setor de tecidos, vestuários e calçados apresentou o maior recuo do comércio varejista ampliado do Ceará. No sentido contrário, só três setores alcançaram saldo positivo no acumulado de 2020: material de construção (5,8%) equipamentos e materiais para escritório (5,0%) e hipermercados e supermercados (3,8%).

Na região Nordeste, só a Bahia, com queda de 7,9%, apresentou números piores do que o Ceará. Rio Grande do Norte (-4,2%), Sergipe (-3,1%), Alagoas (-0,6%) e Pernambuco (-0,4%) tiveram números melhores.

Mais notícias