Equipe Focus
focus@focus.jor.br
A MP 863, aprovada ontem na Câmara dos Deputados, que que abre o setor aéreo brasileiro aos investidores estrangeiros, já pode entrar em votação hoje, 22, no Senado. A informação é do presidente Jair Bolsonaro.
“Na prática aumentam os trechos disponíveis, a competitividade, melhoram os serviços e caem os preços. Vai para o Senado e já pode ser votada hoje”, destacou o presidente em seu perfil no Twitter.
A MP autoriza até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas com sede no Brasil. Outro aprovado diz respeito à bagagem do passageiro. Ele poderá levar, sem cobrança adicional, uma mala de até 23 kg nas aeronaves a partir de 31 assentos.
A franquia de 23 kg será para as linhas domésticas e em aeronaves a partir de 31 assentos. Em aeronaves de 21 a 30 assentos, o passageiro poderá despachar sem custo adicional 18 kg; e em aeronaves de até 20 assentos, 10 kg. Em voos com conexão, deverá prevalecer a franquia de bagagem referente à aeronave de menor capacidade.
Nas linhas internacionais, a franquia de bagagem funcionará pelo sistema de peça ou peso, de acordo com regulamentação específica. Nas linhas domésticas em conexão com linhas internacionais, quando conjugados os bilhetes de passagem, prevalecerá o sistema e o correspondente limite de franquia de bagagem estabelecido para as viagens internacionais.
O texto proíbe o uso da franquia de bagagem para transporte de animais vivos, e a soma total do peso das bagagens de passageiros não pode ultrapassar os limites contidos no manual de voo da aeronave.

Allog compra empresas cearenses Ftrade e Fortallog por R$ 100 mi e expande operação no Nordeste
Por Átila Varela O Grupo Allog, empresa especializada em logística internacional com sede em Itajaí (SC) e unidades em diferentes regiões do Brasil, acaba de