
Equipe Focus
focus@focus.jor.br
Cidade da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), Maracanaú assinou um protocolo junto ao Instituto Butantan garantindo prioridade na aquisição da Coronavac, vacina contra o Coronavírus (Covid-19). Segundo com a assessoria da prefeitura do município, o acordo foi fechado ainda em 21 de dezembro.
A negociação, feita pelo prefeito Roberto Pessoa (PSDB) e o ex-prefeito e atual secretário de Relações Institucionais, Firmo Camurça (PSDB), é semelhante a feita pelo feita pelo Governo do Estado. De acordo com o gestor do município, os primeiros lotes serão para vacinar os profissionais de saúde e, em seguida, os grupos prioritários. A Prefeitura de Maracanaú não informou a quantidade de doses negociadas.
A Coronavac é produzida no Brasil pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, que desenvolveu o imunizante. Na quinta-feira, 7, o Governo de São Paulo convocou uma coletiva de imprensa para anunciar que a Coronavac tem 78% de eficácia contra casos leves de Covid-19. Já para casos graves, a eficácia atingida foi de 100%. Já nesta sexta-feira, 8, o Butantan enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido de autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental da vacina Coronavac.