Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Lula cobra de países desenvolvidos compromissos de financiamento climático

Foto: Divulgação

Em evento virtual com chefes de Estado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou dos países desenvolvidos compromissos de financiamento climático. Segundo ele, desde que o compromisso foi assumido, em 2009, os recursos oferecidos por esses países estão aquém da promessa de US$ 100 bilhões por ano

“É preciso que todos façam sua parte”, declarou Lula. De acordo com o presidente, é urgente que se busque uma “relação de confiança” entre os países, diante dos acordos firmados em prol da preservação do meio ambiente. “Desde que o compromisso foi assumido, em 2009, o financiamento climático oferecido pelos países desenvolvidos mantém-se aquém da promessa de 100 bilhões de dólares por ano.”

As declarações ocorreram de forma virtual durante a Cúpula Virtual do Fórum das Grandes Economias sobre Energia e Clima, promovida pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta quinta-feira, 20. A fala foi fechada e, no final da manhã desta quinta, o Palácio do Planalto divulgou o discurso do presidente brasileiro. Apenas o discurso inicial do presidente americano foi transmitido ao vivo.

Lula afirmou que os efeitos da mudança do clima agravam ainda mais a pobreza, a fome e a desigualdade no mundo, “flagelos que o Brasil combate com todas as forças”, disse.

Agência Estado

Mais notícias