Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Lilia Schwarcz e Flávio Gomes são os convidados do lançamento do projeto Design e Literatura- Com Textos, realizado pela Prefeitura de Fortaleza

No dia 05 de outubro (quinta-feira), a Prefeitura de Fortaleza lança o projeto Design e Literatura- Com Textos. A ação, coordenada pela vice-Prefeitura, pretende estimular uma visão interdisciplinar sobre o Design, a partir da discussão de temas emergentes como racismo, sexismo, xenofobia, capacitismo, entre outros.

A primeira edição do Com Textos quer discutir o Brasil sob a perspectiva do tema Raça, Cultura e Política e tem como convidados a antropóloga e professora da Universidade de São Paulo (USP), Lilia Schwarcz, e o historiador e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Flávio Gomes. O encontro será realizado no dia 05 de outubro, às 19 horas, no auditório do Museu da Fotografia e tem apoio da Fecomércio-Ce/Sesc Senac. A mediação é do curador e galerista Max Perlingeiro, diretor das galerias Multiarte e Pinakotheke, pesquisador e conselheiro de diversos museus do Brasil. O acesso ao debate é gratuito.

“Queremos criar um ambiente permanente de discussões sobre os grandes temas da atualidade que são as relações raciais, de gênero, as desigualdades… Nosso propósito é que esses debates sejam uma provocação para produzir novas reflexões sobre o modo de pensar e fazer design”, explica o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista.

Fortaleza recebeu a chancela de Cidade Criativa do Design da UNESCO em 2019 e desde 2022 a vice-prefeitura vem capitaneando ações de incentivo à cultura criativa da cidade e do Design. O projeto Design e Literatura Com Textos vai se somar a outras iniciativas já realizadas como o Bora!Design, encontro bimestral que oferece workshops gratuitos e promove segmentos específicos do Design; o Festival Mulheridades, voltado para a promoção do Design Social com ênfase no protagonismo feminino; Painéis Artísticos nas Escolas que leva arte muralista para a arquitetura escolar; Fortaleza Futuro Sustentável, que compartilha os princípios do Design Ambiental com estudantes da rede municipal de educação e a Jornada Mundial de Design, encontro anual que reúne profissionais, pesquisadores e estudantes de áreas como Design, Comunicação, Arquitetura e Urbanismo.

Mais notícias