Izolda Cela assina decreto que institui Comitê de Enfretamento ao Desaparecimento de Pessoas

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A governadora Izolda Cela assinou decreto, nesta quarta-feira, 14, no Palácio da Abolição, que institui o Comitê de Enfretamento ao Desaparecimento de Pessoas. Vinculado à Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS), a iniciativa visa articular ações governamentais para a prevenção do desaparecimento e implementação de medidas relacionadas à busca e localização de pessoas desaparecidas. O documento também trata sobre a identificação e gestão de procedimentos para pessoas falecidas e à atenção multidisciplinar às necessidades das famílias das pessoas desaparecidas e das pessoas localizadas.

Izolda Cela lembrou da gravidade e sensibilidade do problema a ser tratado, além de comentar a importância do histórico das instituições envolvidas dentro da causa. “Estamos aqui com uma iniciativa que visa resolver um problema tão sensível, tão grave, de tantas repercussões e que afeta as pessoas seriamente, que é a perda de um familiar, de um amigo. As instituições que estão aqui já possuem movimentos e história neste trabalho, o que é importante. Assim, queremos seguir nos organizando e avançando para solucionar este grave problema”, discorreu.

Ainda em 2019, foi assinado um termo de Cooperação Técnica entre Ministério Público do Ceará (MPCE) e Governo do Estado. Desde então, as pautas das pessoas desaparecidas e seus familiares são discutidas por um grupo de trabalho composto pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), MPCE, Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Polícia Civil, Assessoria Especial da Vice-Governadoria, SPS, Defensoria Pública e Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). A expectativa é que o Comitê potencialize o trabalho dessas instituições e agregue mais parceiros, criando fluxos e protocolos de atendimento.

 

Mais notícias