Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

ITA em Fortaleza: 51% dos associados aprovam a criação da nova sede

Foto: Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Por Lorena Macedo

Uma pesquisa realizada pela Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA) mostrou que 51% do associados aprovam a criação do Instituo Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. Os outros 49% responderam não serem a favor da nova sede.

Em resumo, a implantação da unidade do instituto não é unanimidade no Estado.

Para 38% dos respondentes, a nova escola no Ceará deveria ser independente do ITA e independente da Força Aérea Brasileira (FAB); 36% responderam que a instituição deveria ser um campus do ITA.

Já 20% disseram preferir uma outra opção, e 6% acham que deveria ser independente do ITA, porém, vinculada à FAB.

A grande maioria (81%) entende que a utilização do nome “ITA” ajudaria a atrair os melhores alunos. O levantamento revelou ainda que 58% dos entrevistados afirmaram que o vínculo da escola com a FAB não ajudaria ter a mesma qualidade do ITA.

Além disso, a pesquisa mostra que 82% acreditam que baixo desempenho do ITA em Fortaleza pode “manchar” o nome da escola. Possibilitar aos alunos passarem os primeiros anos no ITA em São José dos Campos ajudaria a manter a qualidade e as tradições, na opinião de 63% dos respondentes.

Para 57% dos respondentes, a nova instituição deveria ser voltada ao setor energético; 19% acham que deveria se dedicar ao setor aeroespacial, e 24% mencionaram “outra” área.

O estudo também colheu respostas subjetivas aos questionários feitos pela AEITA.

Confira o resumo das respostas:

  • Falta de recursos orçamentários: existe uma preocupação com a alocação de recursos.
  • Métodos do ITA: há uma discussão sobre se os métodos de ensino e integração do ITA podem ser replicados em outras instituições.
  • Cultura e Infraestrutura: o ITA é valorizado por sua cultura única, infraestrutura e proximidade com a indústria aeronáutica e institutos de pesquisa.
  • Nível de Qualidade: é crucial manter o mesmo nível de qualidade se um novo campus ou instituição vinculada ao ITA for criada.
  • Campus no Ceará: opiniões divididas sobre a criação de um novo campus do ITA no Ceará, com alguns apoiando a iniciativa e outros preocupados com a diluição de recursos e qualidade.
  • Diluição de Recursos: preocupações sobre se a criação de um novo campus seria uma diluição indevida de recursos.
  • Integração e Pesquisa: a importância de estimular a integração e a pesquisa é destacada.

A pesquisa foi divulgada no dia 28 de setembro de 2023 pela AEITA e colheu 278 respostas.

ITA 2023: mais de 40% dos aprovados para terceira fase são de Fortaleza

Mais notícias